top of page

Jovens engajados pelo clima

A adolescente sueca Greta Thunberg, de 16 anos, iniciou um solitário e silencioso protesto em agosto de 2018, em frente ao parlamento, onde segura uma placa que diz: “Em greve escolar pelo clima”. Todas as sextas-feiras ela faz plantão no local chamado de Sextas pelo Futuro ou fridaysforfuture. Ela pede a adesão do País ao Acordo Climático de Paris.

A mobilização cresceu via redes sociais e pela repercussão dos encontros a cada sexta-feira. No dia 15 de março, segundo a revista Veja, jovens de 1.760 cidades de 112 países marcharam pedindo maior atenção à causa ambiental.

A grande mobilização e identificação dos jovens com o movimento iniciado por Greta pode ser atribuída ao fato de que o meio ambiente é uma preocupação genuína da nova geração e também porque a jovem sueca não está ligada a nenhuma grande entidade militante global. Seja o que for, conseguiu tirar muitos jovens da zona de conforto e fez os parlamentares europeus a enfrentar a discussão.

Eu, por aqui, fico admirada com a coragem e persistência dessa menina. Sigo confiante nessa jovem liderança mundial em favor do meio ambiente e que muitos outros ao redor do mundo sigam esse exemplo. Cada pessoa pode fazer o que estiver ao seu alcance. Greta usou educação, criatividade, persistência e mobilizou muitas pessoas.

E nós, o que vamos fazer?

Comments


bottom of page