No âmbito corporativo, o trabalho de comunicação e responsabilidade social, formam juntas uma dupla que se completa como poucas. Todo planejamento, implementação, parcerias e resultados alcançados na área de responsabilidade social ganham destaque, apoio, novos olhares e investimentos a partir da comunicação realizada sobre a sua atuação.
As ações de responsabilidade social alimentam com conteúdo relevante a comunicação das empresas. Quem não deseja comunicar boas notícias ou linkar a sua marca com pautas positivas? Todos queremos.
É importante ressaltar que esse conteúdo precisa ser verdadeiro, agregador e indicativo de comprometimento com as pessoas e ações sociais envolvidas. Cuidados devem ser tomados para que as pessoas e entidades apoiadas tenham suas vozes ouvidas e compartilhadas nessa comunicação.
É a partir dessa comunicação positiva que os seus clientes vão ver a sua marca como diferente das demais. Segundo pesquisa do Instituto Akatu de 2018, sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, 66% dos brasileiros priorizam adquirir produtos ou serviços de empresas que apoiam alguma iniciativa social.
Já ouvi muito empresários dizerem que fazem responsabilidade social mas preferem o anonimato. Essa postura demonstra falta de conhecimento e um planejamento estratégico para a área. Como a sua empresa vai ser reconhecida por seu engajamento social se não comunicar isso?
É preciso ter foco e investir em áreas que tenham conexão com o seu negócio. Pulverizar os esforços e investimentos não é uma boa estratégia pois você terá baixo impacto. Comunicar o seu trabalho de responsabilidade social, além de valorizar a sua marca, também possibilita a articulação de parcerias e crescimento.
O caminho para a sua marca ser reconhecida e valorizada por seu empenho com a responsabilidade social passa, inevitavelmente, pela comunicação. Enxergue-a como sua aliada e passe a colher os frutos dessa parceria.
Comments