EMPRESAS
Empresário: por que contratar uma consultoria de ESG e
de Responsabilidade Social Empresarial?
PARA ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES
​
Os consumidores estão cada vez mais atentos no momento da compra com questões como: de onde vem esse produto, em que condições foi produzido, cuidados ambientais, embalagens mais sustentáveis etc.
Segundo a pesquisa "Brasil Giving 2020", 71% dos brasileiros preferem comprar de empresas que doam e apoiam causas sociais. Em alguns segmentos a prática da responsabilidade social é um pré-requisito para fazer negócios.
​
Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão se tornando pauta frequente, inclusive, entre as pequenas empresas.
Práticas que reduzem o consumo de energia e água, de separação e destinação correta dos resíduos sólidos, contratação de mão de obra e fornecedores locais, apoio às comunidades no entorno da empresa e comprometimento com a sustentabilidade são algumas das ações sustentáveis que os pequenos negócios estão adotando em todo o país, segundo o estudo "Engajamento dos Pequenos Negócios em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)" realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.
​
Já o estudo "2021 Global Marketing Trends" mostra que a sociedade começou a exigir um posicionamento de compartilhamento de valor e geração de impacto positivo que vai além da transação de produtos e serviços. Essa demanda virou determinante para o sucesso de uma empresa.
Com a pandemia e todas as questões sociais, ambientais e econômicas que ficaram escancaradas, isso se faz ainda mais urgente.
​
​
PARA UMA DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA
​
Em um mundo em que as expectativas da sociedade com relação às empresas são crescentes, a incorporação dos aspectos sociais e ambientais às estratégias e práticas de governança corporativa (Environmental, Social and Governance – ESG) ganham cada vez mais importância e oferecem vantagens competitivas às organizações.
O papel das empresas na sociedade passa a ser uma questão crítica à sua criação de valor de longo prazo e atrai cada vez mais a atenção de investidores e demais stakeholders.
Ao adotar os valores da RSE, além de beneficiar a sociedade e o ambiente em que está inserida, a empresa promove seu crescimento sustentável, pois, criando uma imagem positiva para a sociedade, fideliza os clientes, gerando maior volume de negócios.
Investir em RSE pode ser rentabilizado em diferentes contextos e na relação da empresa com as restantes e com o público em geral.
Na perspectiva empresarial, a inclusão de critérios relacionados com condições de trabalho, cumprimento das leis e preocupação com o meio ambiente, entre outros, pode representar uma mais-valia no momento de seleção de fornecedores; na do consumidor, há, cada vez mais, uma conscientização em matéria de responsabilidade social no momento da escolha de determinada marca ou produto com base nos aspetos relacionados com a responsabilidade social das empresas.
​
​
​
PARA PREPARAR O SEU NEGÓCIO PARA O FUTURO
Sua empresa precisa estar alinhada às práticas globais voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Está cada vez mais comum o mercado exigir das empresas resultados além dos econômico-financeiros.
Questões sociais e ambientais ganham cada vez maior destaque nas estratégias das empresas. O mercado espera que a empresas se envolvam na construção de soluções para os problemas da sociedade.
​
​
PARA VALORIZAÇÃO DA SUA MARCA
​​
Muitos consumidores compram determinado produto pois se identificam com causas sociais e ambientais apoiadas pelo fabricante. Para ser reconhecido é preciso comunicar as suas ações e resultados para os seus funcionários e para a sociedade. Uma comunicação respeitosa, verdadeira e consistente vai trazer retorno para os seus investimentos e agregar valor à sua marca.
Em tempos críticos, como os atuais, as marcas têm a chance de ampliar sua audiência. O fato de virar notícia, chamando a atenção de maneira positiva, amplia a visibilidade e ajuda na conquista de potenciais clientes.
O posicionamento gera bons frutos para as marcas, pois a população passa a enxergá-las com mais credibilidade, como instituições que têm o propósito de realmente gerar valor, e não somente ganhar dinheiro.
Sem contar que resultados de iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade sempre são pautas positivas e ganham espaço na imprensa e outras mídias pois as pessoas anseiam por ler e compartilhar notícias positivas. A sua empresa pode ser a notícia boa que as pessoas desejam ver!
​
​
​
​
PARA RETER OS TALENTOS DA SUA EMPRESA
​
As pessoas se sentem motivadas e orgulhosas de trabalhar em empresas envolvidas com causas sociais, ambientais e práticas sustentáveis. Muitas vezes os funcionários são os maiores agentes de propagação de boas notícias das empresas nas comunidades onde atuam.
Com as práticas de responsabilidade social internas, você pode investir na qualificação profissional dos funcionários e manter os mais qualificados – que vão preferir trabalhar em uma empresa que respeita seus direitos e preza pela qualidade de vida no trabalho.
A motivação profissional aumenta o rendimento, alavancando a produção e atraindo melhores parceiros e fornecedores, que também devem estar empenhados em reduzir os impactos na utilização de recursos ambientais e humanos.
​
​
Somos uma empresa com experiência no mercado e podemos apoiar sua organização na criação, planejamento e execução de projetos de responsabilidade socioambiental de forma ética, profissional e com resultados produtivos.
​